quarta-feira, setembro 24

ADOBE CS4 vem aí!

A Adobe apresentou nesta terça-feira (23 de setembro), em todo o mundo, a Creative Suite 4, seu novo pacote de aplicativos. Disponivel em seis versões, ela combina ao todo 14 programas diferentes da companhia. Em São Paulo o lançamento foi considerado "o mais importante da história da Adobe" por Luis Maian, gerente corporativo da empresa no Brasil.
O destaque da CS4 é a integração entre os softwares. Além disso, muitas funções foram simplificadas para ganhos de produtividade. Uma das novidades apresentadas é o recurso que permite ao usuário compartilhar tela com até três outras pessoas. "Isso organiza o fluxo de trabalho e o torna mais produtivo", explicou Maian.
No Photoshop CS4 Extended, a novidade são as ferramentas aperfeiçoadas para compor e manipular objetos em 3D, inclusive a partir de imagens planas.

Características de vídeo
Um recurso interessante foi a inclusão de metadados nas imagens em video. Na prática, é possivel, por exemplo, pesquisar uma determinada frase dita por um personagem durante um filme. A Adobe também apresentou uma ferramenta que transcreve o áudio de até cinco interlocutores diferentes. Esses recursos fazem parte dos programas Premiere Pro e OnLocation, softwares voltados para a área de vídeo.
No After Effects, a Adobe eliminou a necessidade de renderizações constantes, algo que, segundo a companhia, pode tomar mais de 80% do tempo de um projeto. A partir de agora, o processo precisa ser realizado apenas uma vez, ao final da edição.
De acordo com a Adobe, a CS4 aproveita melhor o hardware da máquina, tornando mais rápidas as ações do usuário. Em um notebook Apple com 3 GB de RAM, foi possível abrir três ou quatro aplicativos sem que o computador ficasse lento.
A suite estará disponível na segunda quinzena de outubro para Windows (XP e Vista) e Mac, inicialmente apenas em inglês. Os preços variam de US$ 999 a US$ 2,5 mil.

Se alguém tem dúvidas de que a Adobe vai dominar o mundo (depois do Google é claro!), não tenha mais! Lembram-se daquela tecnologia de redimensionamento de imagens que postei aqui certa vez? A adobe apostou na idéia e aí está o resultado!



Aqui abrimos um parágrafo rapidamente para uma análise. Uma prova de que a tecnologia está cada vez mais rápida são esses softwares, que demoravam em média 3 anos para serem substituídos. E num tem nem 6 meses que "comprei" meu CS3!


Nenhum comentário: