terça-feira, julho 8

O design e a política

Como vocês já devem ter percebido, as campanhas eleitorais começaram. Começam a passar os carros de sons com aqueles jingles que te dão dor de cabeça, e aos poucos as preguinhas, santinhos, folders e tudo que um político tem direito, vão parar na sua mão de eleitor indeciso. Mas não é sobre isso que eu quero falar.
Esse momento político é ideal para a análise dos materiais gráficos dos candidatos, além é claro, do branding e da campanha como um todo. Não é de hoje que somos aptos a presenciar situações em que o design trabalha, contribuindo para um candidato que quer se situar estrategicamente no processo de sua campanha.
Claro que às vezes, aparecem casos que o design mais atrapalha do que ajuda, ou ainda, "vende" uma idéia camuflada e nem um pouco ética, mas quero pensar que esses são casos isolados.
Um exemplo de como um bom planejamento de design pode alavancar uma candidatura é a FANTÁSTICA campanha de Barack Obama para a presidencia dos EUA. É simplesmente maravilhosa, e eu não estou exagerando.

Começando pela marca: simples, direta, patriota, mas também ousada e moderna
Mote: Yes, we can. (sim, nós podemos) Quer frase mais persuasiva que essa?


Site: clean, dinâmico, intuitivo, e muito bonito


E fora as outras midias que não vou citar porque o texto já está grande demais....
E o mais interessante de tudo é que, com esse investimento Obama virou o canditado da moda.
Acho que se ele ganhar, os EUA vao dar um upgrade visual em breve.

5 comentários:

Anônimo disse...

esse post nao foi pago pela equipe obama,rs

Krol Dias disse...

Muita das vezes um bom design elege um candidato, que não eh tão bom quanto o seu "marketing".
E durante essa fase de campanha os gastos são gigantescos....e depois de alguma forma os candidatos vão querer um retorno disso!

Tomara q agora com as novas "normas" de campanha esse quadro se reverta, auhsuahsuhaushuas. Afinal, minha singela contribuição com os altos impostos naum eh pra pagar brindes, e etcs^^

e que venha o horario eleitoral na tv, auhsuahsuhuashuahushasuh,
melhor q a novela, hehe.

Layane Crispim disse...

é "FANTÁSTICA" e nao "FANTATICA"
e é "OBAMA" e nao "OBANA"
;)

Anônimo disse...

MUITO BOA MESMO essa campanha! Já vi diversas matérias em outros blogs, além de camisas, cartazes, pinturas e todo tipo do mídia que possa ser usada na promoção do candidato.

Pra mim essa campanha faz o que a política precisa: aproximar o candidato do povo. Toná-lo humano, um verdadeiro representante do povo. E não uma pessoa autoritária, inalcansável. Repararam como as peças são todas bem "otimistas e divertidas?"

Mas, temos q lembrar que os EUA vivem outro mundo, a mentalidade é outra, o design é aceito como forma de dar função e persuação às peças. No Brasil o máximo q se pensa é: "faz um cartaz bonitinho aí pra mim".

Estamos formando para mudar essa idéia, mas os clientes não estão se informando para aceitá-las. Esse é o problema.

Anônimo disse...

obrigado lani, vou corrigir
fico feliz que vcs tenham lido o texto todo. bjaoo