domingo, maio 11

SPEED RACER

Mais uma de minhas insignificantes críticas.

Bem, vamos logo ao que todos querem saber: Speed Racer é um filme bom! Peca em alguns momentos, mas o balanço final é positivo. O que eleva os pontos são, sem dúvida, a técnica e o elenco. E o que destrona Speed de seu pódio é o tratamento que foi dado ao roteiro.

Começando pelos pontos negativos (assim como acontece no filme).
O filme começa morno, podendo não agradar logo de cara, com enredo arrastado, cenas em excesso, além do visível incômodo repentino com as cores no filme.

O roteiro, muitas vezes deixa a desejar, sendo infantil e explicativo demais (uma tentativa de levar as crianças ao cinema).

Pontos positivos.
A partir da metado do filme o desenrrolar já aconteceu e fomos apresentados ao conflito existente. Daí pra frente o filme anda...a 800Km/h, para ser mais preciso...eheheheh...

As corridas e o vislumbre visual são de encher os olhos (e os sacos de vômito também). O elenco está impecável, com especial atenção para o garoto Gorducho.

A edição é outro ponto positivo, consegue transmitir a sensação das cenas, como acontece na luta na montanha gelada e na corrida final.

E como não poderia deixar de comentar, as técnicas de filmagem e pós produção. Mais uma vez os irmãos Wachowski inventam moda e fazem algo legal, com algumas transições super bem boladas, ângulos de câmera espetaculares e o uso de outros artifícios para contar a história: desenhos animados, cenários 3D (que, digamos, em algumas cenas parece estar mal feito), etc.

Speed Racer, ao meu ver, é aquele típico filme elogiado pela crítica, mas rejeitado pelo público. Rejeição não pelo filme em si, mas pelo novo modo de contar história que os Wachowski criaram, que muitas vezes pode incomodar e ser mal aceito pelo espectador num primeiro momento. Enquanto alguns vêem infantilidade outros vêem arte. Ou, puxando a sardinha pro meu lado, enquanto o público comum pensa "que coisa colorida patética", os designer pensam "Puta que pariu! Queria ter participado da equipe artística desse filme!"

Definitivamente não é o novo Matrix, mas é diversão garantida e com direito a muitos plágios daqui pra frente! Esses Wachowski gostam de uma inovação. Vale o ingresso, sem dúvida.

Considerações finais:
1. o filme está longe de ser um fiasco, mas poderia ser melhor.
2. poderia ser um pouco menor.
3. depois de Matrix, os caras ainda estão com crédito.
4. se tiver estômago fraco leve um saquinho e sente mais atrás.
5. alguém vui o carro da Petrobrás?

2 comentários:

gUST disse...

nao gosto muito de filmes com o esteriótipo "herói americano"
mas acho que vou abrir uma exceção para speed racer

Anônimo disse...

aiaia
filme e massa igual a ideia de Anime mesmo
po Daniel José Wilker ta te influênciando, em pra criticar cinema
mais ate q vc tem razão em alguns pontos mais o filme e muito bom!!!