quarta-feira, abril 29

Guarde o seu Pato Donald no armário!

Ao ler este artigo lembrei-me da aula da Zaira sobre "Generalista ou Especialista: qual o melhor?" , por isso achei interessante compartilhar com vocês.

Este artigo é resumo do
Carlos Alberto Júlio, presidente da construtora Tecnisa e autor de quatro best-sellers dos negócios, no Portal HSM. Foi originalmente publicado por Adriana Salles Gomes em 29 de abril de 2009 no UPDATE OR DIE. Vale a pena ler.


Donald é o típico faz-tudo. De vez em quando, ao lado do primo Peninha, atua como repórter no jornal A Patada. Noutras ocasiões, figura como ajudante nas aventuras de caça ao tesouro empreendidas por Tio Patinhas. Não raro, assume mais atividades, atacando até mesmo de super-herói, por meio de seu alter ego, o Superpato.

Pode-se dizer que Donald é versátil. No entanto, também é legítimo afirmar que seja um sujeito sem foco. Até mesmo na vida pessoal, parece um sujeito sem rumo. Desperdiça energia na infindável contenda com o vizinho Silva. É incapaz de estabelecer uma relação sólida com a bela Margarida, frequentemente seduzida pelo sortudo e frívolo Gastão.

Na verdade, o irritado Donald é um pato antropomorfizado. Mistura características da simpática ave e dos seres humanos. Afinal, um pato faz de tudo. Nada, anda e voa. Mas realiza tudo isso sem muita qualidade. (E os seres humanos…)

E o que o ilustre habitante de Patópolis tem a ver com o universo das organizações e de seus gestores e colaboradores?

Simplesmente, tudo!

Em minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo, topo frequentemente com pessoas versáteis que reclamam do destino. Fazem muito de tudo, mas seus negócios não prosperam. Outras reclamam que suas carreiras estão empacadas. Falta-lhes já entusiasmo, ao passo que sobra frustração…

Ora, depois de analisar essas histórias, muitas vezes descubro que esses indivíduos, alguns competentes e até talentosos, carecem de foco.

Curiosamente, a sociedade tende a valorizar esse tipo de multifuncionalidade. Essas pessoas são identificadas com trabalhadeiras e esforçadas.

Poucos atributos no mundo dos negócios são tão importantes quanto o foco. Ter foco equivale a abraçar um grande projeto de cada vez, dispensando a ele toda a energia necessária. E ter foco também equivale a negar o Donald que temos dentro de nós.

A partir de amanhã, coloque em prática esta lição. Guarde seu pato no armário e busque ajustar o foco de suas atividades.




Nenhum comentário: