segunda-feira, setembro 10

Hans Donner, o "gradientiano"


Tem uma comunidade do orkut muito legal, na qual eu participo que é a Logomarca não existe! Divergencias a parte, a comunidade busca enfaticamente trazer os mais frequentes erros feitos pelos designers micreiros em geral. Emfim, é um bom lugar para se debater assuntos relacionados com o nosso campo de atuação.

Dentre os vários tópicos um me chamou atenção, quando fui ler olha só o que encontrei:

Hans Donner quer mudar a Bandeira Nacional



Fonte: 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado)
Hans Donner está convencido de que o Brasil só vai melhorar quando mudar o design da bandeira. Principalmente a inclinação da frase “Ordem e Progresso”: “Os positivistas não entendiam de design, hoje todo mundo entende, e sabe a importância dos símbolos. Aquela inclinação prejudica o país”. A proposta dele é dar um giro na esfera azul transformando a faixa branca de descendente em ascendente e incluindo a palavra “amor” no início da frase. Recuperaria, assim, o lema dos positivistas, “o amor por princípio, a ordem por base o progresso por fim”, que originou o “ordem e progresso”.

O designer Hans Donner não mudaria as cores da bandeira, mas acrescentaria um leve degradé dando “volume”. É a aplicação do jogo “claro-escuro” um dos focos da sua palestra no 16° Festival da Publicidade de Gramado. Ele mostrou várias situações de sua vida onde estiveram presentes situações de claro-escuro.

No logo da Globo, o “claro-escuro”está agregado a esfera, elemento que considera permanente ponto de partida de suas criações. “Sou apaixonado por futebol. Vi, aos nove anos, todos os jogos da Copa do Mundo. Me apaixonei pelo Brasil por causa do futebol, era fã do goleiro Gilmar”.

Uma história dele na Globo. “Uma vez, o Boni me disse: ‘Hans, gasta, eu quero o melhor do mundo”.

No encerramento, fez uma declaração que contradisse o elogio à tecnologia: “Não sou muito ligado a computadores. Mas a outra dimensão, muito mais transcedental”. Isso depois de informar sua página na Internet (www.timedimension.net) e mostrar sua participação no lançamento do Windows Vista.

PS.: Começou a Revolução que o Mestre Táglia preveu! E eu tenho medo...
PS2.: Boa é aquela frase: "os positivistas não entendiam de design, hoje todo mundo entende..." =/


retirado do blog:http://designflakes.blogspot.com/2007/06/hans-donner-est-convencido-de-que-o.html



A UNICA COISA QUE TENHO A DIZER É: PACIÊNCIA!!!!

Nenhum comentário: